Câmara Municipal anuncia novos portais

Soluções utilizam ferramentas livres fornecidas pelo Senado Federal, por meio do Interlegis, sem custo algum.
Câmara Municipal anuncia novos portais

Banner de divulgação do domínio ".leg.br"

No próximo dia 1 de junho/20 os portais oficiais da Câmara Municipal de Itaporanga passarão a integrar o domínio .leg.br, cedidos gratuitamente pelo Senado Federal por intermédio do Interlegis. Criado em 1997, o Interlegis tem por finalidade a modernização do legislativo brasileiro.

No ano passado, a Câmara reafirmou convênio com o Interlegis, solicitando a implementação de diversas tecnologias:

• Domínio .leg.br
  • Hospedagem
  • Correio Eletrônico
  • Sistema de Apoio ao Processo Legislativo
  • Portal Modelo

Desde então o setor de Informática vem trabalhando na personalização das ferramentas e na migração dos dados existentes.

Domínio .leg.br

Novo endereço da Casa Legislativa, o endereço itaporanga.sp.leg.br é curto, fácil de lembrar, padronizado com outras casas legislativas que estão aderindo ao Interlegis.

Hospedagem

O Interlegis e o Senado Federal oferecem de forma totalmente gratuita a hospedagem para os novos portais da Câmara Municipal.

Correio Eletrônico

Destinado aos Vereadores e Servidores, o Correio Eletrônico permitirá a criação de contas de e-mail com o domínio oficial, garantindo segurança e confiabilidade nas comunicações com a Câmara.

Sistema de Apoio ao Processo Legislativo

O SAPL, disponível no endereço sapl.itaporanga.sp.leg.br, dá total controle sobre o Processo Legislativo da Câmara Municipal, possibilitando o gerenciamento das matérias em tramitação, sessões, vereadores, legislação, e muito mais.

Com esse sistema, o cidadão poderá consultar em tempo real as atividades dos vereadores e acompanhar todas as atividades do Legislativo.

Portal Modelo

No Portal Modelo, disponível no endereço itaporanga.sp.leg.br, estão todas as informações e serviços da Câmara Municipal, em especial a seção de Ouvidoria e e-SIC, onde o cidadão pode enviar solicitações de acesso à informação, assim como esclarecer dúvidas. Também estão disponíveis links para as principais seções do SAPL, seções de notícias e eventos, e uma área de transparência.

Benefícios

As novas ferramentas são desenvolvidas em tecnologias de código aberto, ou seja, não há praticamente custo algum com software. O Interlegis também oferece uma ampla comunidade de usuários e desenvolvedores para aprimoramento dessas ferramentas.

Para a Câmara Municipal, a oferta gratuita das ferramentas significa economia com gastos para contratação desses serviços, mas a maior vantagem é percebida a longo prazo: ao usar definitivamente as soluções do Interlegis, haverá menos gastos com treinamento, e menos risco de perda de dados resultantes de processos de migração.

Para o Cidadão, há a garantia de transparência das informações públicas, acesso rápido às atividades dos vereadores e um conjunto de plataformas à sua disposição, criadas por profissionais da área, a fim de garantir o exercício da Cidadania.